sábado, 26 de fevereiro de 2011

Fevereiro em Melgaço

De volta a Melgaço para as últimas sessões com jovens da EPRAMI: a “escrita mal comportada” com as duas turmas em continuidade, Termalismo e Protésico e “Eu sou tu” com uma turma nova, agitada e criativa. A oficina proposta às duas turmas foi “Filactera, meu amor”, concluindo os participantes que estamos a perder a riqueza vocabular. Foi uma oficina divertida. Ressalta a necessidade urgente de promover o convívio com produções culturais, junto destes jovens. Aqui ficam algumas imagens destes dias:

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A propósito da intervenção em Valença...

Cada vez que volto a encontrar este grupo de alunos que participam no nosso projecto, é como se reencontrasse velhos amigos. Eles já me conhecem, sabem que podem encontrar o imprevisível e eu sei que vou reencontrar jovens dispostos a entrar nos meus desafios de escrita, não temendo as palavras. É esta a magia do “Tásse a ler”: o criar cumplicidades em torno dos livros e das palavras. Prova como é importante a permanência de projectos num País que vive o extemporâneo. Estou bem, estou feliz, estou com futuros leitores. Os jovens chegam sorrindo a encontros em que eu represento a Nossa Língua… e não é uma chatice para eles! Então, vamos lá reflectir sobre a nossa prática… Onde falhamos? Onde o nosso egoísmo adulto e angustiado nos tolhe a iniciativa de comunicar sinceramente com os jovens? Como posso eu, Educador (e somos todos educadores!) fazer a diferença num modo de entrega?
O projecto está a chegar ao fim… Agora, compete aos professores bibliotecários, técnicos de bibliotecas municipais, bibliotecários e professores de língua portuguesa, acarinharem esta ideia, corporizada numa prática: Nunca foi tão importante ter um “serviço de referência”, em biblioteca pública ou escolar com a qualidade comunicativa que se deseja para trazer estes belos jovens à leitura e à comunicação, exercitando a competência da palavra. A bola está na vossa grande área educativa: joguem!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

"Preocupa-te!"


Gosto da letra, gosto da mensagem, gosto da batida. Os GAZUA no seu melhor!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A caixa do "lixo" do "Eu sou Tu"

Habitualmente digo ao "pessoal" que perdi o material didáctico na estação da Campanhã e tive que andar pelas ruas da vila, a meio da noite, vasculhando à procura de algo que servisse para fazer a sessão... Em Paredes de Coura, um jipe da GNR seguiu-me na estranha tarefa de recolector a altas horas da noite...
Pergunta um guarda: O senhor anda aos caixotes do lixo?
Não senhor agente... Respondo. Ando a recolher objectos para uma sessão com os jovens das escolas...
Comenta o guarda para o colega baralhado: desde que vieram para aqui as "Comédias do Minho" aparece cada bicho esquisito...

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Paredes de Coura, Fevereiro 2011

As sessões do “Tásse a ler” passaram outra vez por Paredes de Coura, desta vez com a oficina “Filactera, meu Amor!” (“Escrita mal comportada”) dedicada a duas turmas do 8º ano que vimos acompanhando. Foi uma manhã bem passada em torno de verbos esquecidos e alguns adjectivos mais arredios, usando a banda desenhada como pretexto para a descoberta.
Da parte da tarde foi a vez do 7ºB se divertir com o "Eu sou tu", construindo histórias a partir do registo gráfico do corpo. Não resisti a publicar uma foto onde aparece a professora Celeste (professora bibliotecária) uma das nossas companheiras de projecto. Aqui fica um pouco do ambiente vivido no Centro Cultural...

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Uma biblioteca COM os jovens.

Pois a manhã foi passada com os jovens do 9ºD do colégio de Campos (V. N. Cerveira). Antes da oficina "Eu sou tu" falámos de livros e da importância de existir um local mesmo para jovens dentro da Biblioteca Pública. Sem a ajuda deles como poderemos escolher livros, DVDs, CDs que os satisfaçam e os fidelizem ao espaço de leitura? Boa parte da conversa girou em torno da oferta disponível da biblioteca. Mas do que gostaram mesmo foi: descobrir que existem livros do Manara (B.D.) na biblioteca!... Afinal o lugar dos livros não é assim tão bem comportado... Ressalta desta manhã, a necessidade de possuir uma oferta de livros de humor contemporâneo disponível para empréstimo domiciliàrio, de preferência num canto intimísta, acolhedor e decorado à maneira, no interior da biblioteca. Se pensarmos bem, as bibliotecas continuam a ter uma divisão muito formal entre Adultos e Crianças, não encontrando os jovens um espaço com que se identifiquem...Não é preciso muito, mas com certeza teremos que analisar as nossas colecções do ponto de vista dos jovens utilizadores: a NET não basta. Muito importante também, a presença de técnicos de biblioteca competentes na tarefa de comunicação com os jovens; fica aqui um obrigado ao Doutor Rui, que estou certo, irá sempre acolher bem os jovens na "casa dos livros".
Quanto ao "Eu sou tu"...foi dinâmico, irreverente e divertido. Aqui vos deixamos algumas imagens da nossa manhã:
 

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Filactera, meu Amor!

De novo em Vila Nova de Cerveira. Desta vez a "Escrita mal comportada" foi com a oficina "Filactera, meu Amor!" Num estar descontraído, todos chegámos à conclusão que o nosso léxico anda muito empobrecido quando comunicamos com o outro no dia a dia. Usar verbos diferentes e dar expressão à nossa fala com adjectivos esquecidos... Gostei bastante da participação do Colégio de Campos! Cada vez requisitam mais livros na Biblioteca Municipal. Sinto que cresceram muito. Vou ter saudades deste "pessoal" quando o projecto terminar. Aqui ficam algumas fotos da nossa manhã na Biblioteca Municipal.