sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Reflexão em Monção

Uma pequena reflexão que pode ser decisiva no nosso trabalho de promoção do livro e da leitura ao longo do projecto “Tásse a Ler”.
O espaço de uma Biblioteca (seja da rede Pública ou Escolar) terá de ser sempre o local da Educação não formal, no que à mediação do livro diz respeito. Ao criar uma distância saudável da matéria dada nas aulas (Ensino curricular) estaremos a libertar um território descontraído para outra relação com o livro e novas descobertas. É essa liberdade de acção que nos vai permitir mediar o livro numa relação aberta e directa, muito ditada pela comunicação de quem estiver do lado de lá do balcão. Não é por acaso que se diz: “O serviço de referência é o cartão de visita de uma biblioteca”.
Todos sabemos que mediar o livro e a leitura não se define só pela animação, o papel do bibliotecário, professor, funcionário ou técnico BAD é central neste contexto. Assim, o jovem utilizador do espaço de leitura deverá ter uma atenção especial e acompanhamento na Biblioteca, potenciando uma escolha assertiva de leituras e outros suportes do acervo.

3 comentários:

  1. “O serviço de referência é o cartão de visita de uma biblioteca”.
    Sem este serviço de referência, mesmo a biblioteca melhor equipada, não conseguirá obter os melhores resultados...
    Aqui está a chave da mudança....se todos trabalharmos neste sentido os resultados, para técnicos e leitores,serão muito melhores!

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  2. A reflexão que fazemos (no momento) é como esse serviço de referência poderá ser mais directo, mais próximo do utilizador, contribuindo para o desenvolvimento das competências e permanências leitoras. E a resposta, a nosso ver, reside muito na qualidade da relação de quem está por detrás do balcão, seja em Biblioteca Escolar ou Rede Pública de Leitura.
    A este propósito, refiro uma experiência que me comoveu: a criação de voluntários de biblioteca escolar no Centro de Recursos Poeta José Fanha. Também encontrei na Biblioteca escolar "Oureana" um grupo destes alunos voluntários, fazendo serviço de referência.
    Estamos todos à procura...
    Eu, utópico como sou, gostaria de ver jovens voluntários no serviço de referência das Bibliotecas Públicas, dando o seu melhor na sala infanto-juvenil...

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  3. Como coordenadora do Centro de Recursos Poeta José Fanha atesto da grande importância do apoio destes alunos. Num tempo em que tanto se fala de voluntariado, estes alunos abdicam de parte da sua hora de almoço para nos ajudarem no atendimento/serviço de referência, inclusive no apoio aos colegas. Bem-haja e boa sorte para o vosso projecto!

    Jacqueline Duarte (professora bibliotecária)

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