domingo, 21 de novembro de 2010

A Vela ...Finalmente o texto do Tozé

"Era uma vez uma família muito antiga que vivia num grande castelo e que era constituída por um rei, uma rainha e o filho. O rei tinha um grande segredo. Adivinham qual é? Pois eu digo-vos. Ele tinha um cofre com grandes tesouros mas, o problema é que só ele é que sabia e…ele estava a envelhecer. Por isso, o rei achou melhor contar o segredo ao filho. Chamou-o ao seu quarto e disse-lhe:
- Sabes filho, eu sou como uma vela, acendem-me mas também me apagam – e apagou a vela. Depois, o filho disse-lhe:
- Não penses nisso pai… - logo em seguida, o pai interrompeu dizendo-lhe: - Espera, ainda não acabei. Eu posso me apagar, mas antes disso, vou-te contar um segredo só nosso, ok? Não o podes contar a mais ninguém: Dentro deste livro, tenho lá um cofre. Guarda-o bem! Sim pai, guardarei - respondeu o filho.
Então o filho, quando saiu do quarto, foi para uma divisão da casa que todos desconheciam, ele tinha-a encontrado por acaso quando era mais pequeno: Era um laboratório secreto!
Então pensou - vou fazer uma poção que dê para o meu pai sobreviver porque eu já não sei o que fazer…
Pensou, pensou e experimentou até que conseguiu fazê-la. Depois, dirigiu-se ao quarto do pai, abriu a porta e disse-lhe:
- Pai, aqui tem uma poção mágica para você sobreviver mais uns anos. O pai nada disse. Passado uns instantes, o pai aproximou-se do filho e disse-lhe:
- Mais cedo ou mais tarde todos acabaremos por morrer, por isso meu filho, guarda-a para ti se quiseres. Eu morrerei em paz e muito feliz por ter um filho como tu!"
António Costa com a colaboração do Bruno Azevedo (Vila Nova de Cerveira)

2 comentários:

  1. Ainda bem que é, Tozé! Conto contigo na festa de encerramento do projecto. Mais importante que um professor é a vontade do aluno... Podes vencer todas as barreiras que te ponham na frente: É a brincar... é só tu quereres! Eu acredito em Ti.

    ResponderEliminar