sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Monção: A palavra ao nosso público CEF!

"Aproveitamos para deixar aqui alguns comentários sobre o Tásse a Ler:

Roberto Cunha: eu adorei a actividade! você é marado da cabeça :))
João Esteves: eu gostei muito de saber mais coisas sobre a sua vida, por isso fiz tantas perguntas!
Joel Fernandes: eu gostei de dar uso à minha imaginação, pois não a usava há dois anos ... ou mais!
Tiago Alves: eu gostei da actividade porque foi muito interessante e diferente!
Eva Esteves: gostei muito da actividade porque foi totalmente diferente! Nunca tinha participado em nada parecido!
Vasco Nabeiro: foi muito à frente!
Miguel Fernandes: achei interessante e engraçado pois nunca tinha feito uma coisa assim!!!
Henrique Gonçalves: gostei da actividade porque nunca tinha contado uma história a partir do meu corpo!
Renata Mendes: achei a ideia muito boa, fazer histórias a partir de objectos e do nosso corpo...
Marcelo Rodrigues: como não tive que pensar muito ... gostei!
Filipe Afonso: achei esta actividade muito divertida porque foi totalmente diiiiiiiiiiiiiferente!
Filipe Alves: embora não tivesse participado muito nesta actividade, até gostei de ver os meus colegas a trabalhar!
Francisco Santos: foi espectacular!
Gabriela Gonçalves: foi muito divertido e o Miguel é bué da fixe!"

Meus amigos, respondo-vos na primeira pessoa pois acho que a vossa turma é bem fixe e podem fazer coisas fantásticas. A minha tarefa consiste em provar que a imaginação é uma coisa muito ùtil na Vida. (será que consegui?) A Biblioteca não é um local chato: podem acontecer encontros como o nosso. Mas a Biblioteca só muda com a vossa ajuda: precisamos de saber quais os CDs e DVDs que gostam e de que forma poderemos mudar o nosso espaço de forma a que se sintam mais à vontade. Foi pouco o tempo...gostaria de vos ter mostrado alguns autores (um pouco marados): Suzy Lee, Manara, Louro&Simões (Portugas!)...ou até um livro dos "Gatos Fedorentos" (Ricardo Araújo Pereira)...Os livros podem ser curtidos e não mordem! As simpáticas que estão ao balcão da Biblioteca Municipal podem dar uma mãozinha nas vossas escolhas...A Filipa é muito fixe! Desculpem lá eu ser um pouco chalado....os artistas são mesmo assim... Um abraço para o CEF 01 3!!!
("Eu sou Tu")

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Livros para pensar: A árvore generosa

Novembro em Melgaço...

Temos muito orgulho no trabalho que está ser feito em Melgaço. Em breve irá nascer uma biblioteca escolar na escola profissional…só falta um pequeno esforço dos professores…

Os alunos lá estiveram na Biblioteca Municipal para um conjunto de sessões. Primeiro os jovens da animação sociocultural na oficina “Eu sou tu”, em seguida, as duas turmas com quem vimos trabalhando. Desta vez, dedicámo-nos à escrita para teatro…e a coisa correu bem. A primeira peça decorreu no comboio e a segunda num bar onde um extraterrestre esfomeado procurava dar uma dentadinha nos humanos…Eh!Eh!Eh!

Rio de contos - Memória de uma noite fantástica na "Cova do Leão" em Melgaço. Contadores de serviço: Thomas Bakk e Miguel Horta



Na primeira fila a nossa Olinda no penúltimo dia da gravidez... :)

domingo, 21 de novembro de 2010

A Vela ...Finalmente o texto do Tozé

"Era uma vez uma família muito antiga que vivia num grande castelo e que era constituída por um rei, uma rainha e o filho. O rei tinha um grande segredo. Adivinham qual é? Pois eu digo-vos. Ele tinha um cofre com grandes tesouros mas, o problema é que só ele é que sabia e…ele estava a envelhecer. Por isso, o rei achou melhor contar o segredo ao filho. Chamou-o ao seu quarto e disse-lhe:
- Sabes filho, eu sou como uma vela, acendem-me mas também me apagam – e apagou a vela. Depois, o filho disse-lhe:
- Não penses nisso pai… - logo em seguida, o pai interrompeu dizendo-lhe: - Espera, ainda não acabei. Eu posso me apagar, mas antes disso, vou-te contar um segredo só nosso, ok? Não o podes contar a mais ninguém: Dentro deste livro, tenho lá um cofre. Guarda-o bem! Sim pai, guardarei - respondeu o filho.
Então o filho, quando saiu do quarto, foi para uma divisão da casa que todos desconheciam, ele tinha-a encontrado por acaso quando era mais pequeno: Era um laboratório secreto!
Então pensou - vou fazer uma poção que dê para o meu pai sobreviver porque eu já não sei o que fazer…
Pensou, pensou e experimentou até que conseguiu fazê-la. Depois, dirigiu-se ao quarto do pai, abriu a porta e disse-lhe:
- Pai, aqui tem uma poção mágica para você sobreviver mais uns anos. O pai nada disse. Passado uns instantes, o pai aproximou-se do filho e disse-lhe:
- Mais cedo ou mais tarde todos acabaremos por morrer, por isso meu filho, guarda-a para ti se quiseres. Eu morrerei em paz e muito feliz por ter um filho como tu!"
António Costa com a colaboração do Bruno Azevedo (Vila Nova de Cerveira)

sábado, 20 de novembro de 2010

O vídeo do peixinho

Jovens em Cerveira

 Uma das preocupações do nosso projecto é levar os jovens a frequentarem a Biblioteca Municipal. Ora só se consegue este objectivo adaptando espaços já existentes de forma a que malta se lá sinta bem, a colecção terá de ser renovada de forma a introduzir oferta mais radical em todos os seus suportes (livro, DVD e CD). Neste ponto, um serviço de referência amigável faz toda a diferença… A existência de actividades regulares ao final da tarde ajuda a cativar este público; projecções de curtas metragens na sala polivalente (por exemplo). O Eu sou Tu, oficina destinada a jovens do 9º ano e turmas CEF, tem feito este trabalho de aproximação (junto publicamos fotos da ida de um 9º de Vila Nova de Cerveira à Biblioteca Municipal). Os jovens já vão entrando na Biblioteca, sobretudo na sala dos periódicos; é importante ter um sortido de revistas e jornais desportivos. Importa ter a consciência de que se trata de um trabalho prolongado onde a mediação cultural será o passaporte para a entrada na nossa casa da leitura.

Mais um belo video. Curtas, antes dos jogos no PC!


The Legend of the Scarecrow from Carlos Lascano on Vimeo.

"Fora de cena quem não é de cenas!" - Monção

Recebemos esta mensagem da professora Helena Magalhães (professora bibliotecária de Monção). Uma das turmas, o 8ºE, resolveu colocar a acção da peça num cemitério onde não faltaram vampiros, um fantasma bêbado e dois coveiros (um anjinho e o outro diabo) para além de outras personagens que animaram aquele local sinistro. Fartei-me de rir! O grupo da manhã fez a peça num comboio: Tiveram que correr com um bêbado do comboio...
"Este foi o 4º encontro com Miguel Horta, na Biblioteca Municipal. Todos eles surpreendentes e enriquecedores.
Desta vez, o artista conseguiu que estas turmas, 8ºD e 8ºE, num período de 90 minutos escrevessem uma pequena peça de teatro, envolvendo todos os alunos, uma vez que cada um tinha a sua personagem. Espantoso!
Agora, faltam apenas limar umas pequenas arestas, que com o apoio dos Professores de Língua Portuguesa, será, sem dúvida, um sucesso."
"Hoje, 18 de Novembro de 2010, tivemos mais um encontro na BMM com o grande escritor Miguel Horta. Desta vez, fizemos uma actividade teatral onde criámos uns textos de acordo coma as nossas personagens. A nossa turma ficou super entusiasmada com esta actividade. O Miguel Horta é um escritor espectacular, divertido, muito simpático e brincalhão. Ele tem uma maneira diferente de ler, que é muito “fixe” e divertida. Gostamos muito de passar a manhã com ele. Quantas mais vezes participarmos melhor!"
Assem
Marta

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

"Fora de cena" - Paredes de Coura



Vejam lá como o pessoal de Paredes de Coura se divertiu com a iniciação ao texto dramático!... Vale a pena espreitar o blog da Biblioteca Escolar e ver o vídeo: http://bepcoura23s.blogspot.com/2010/11/escrita-mal-comportada.html Já agora vejam o trabalho do "Eu sou Tu" feito pela turma CEF...

Mais videos para colocar nos computadores das salas infanto-juvenis...



terça-feira, 9 de novembro de 2010

"Fora de cena quem não é de cenas!"

A abrir esta nova temporada do projecto “Tásse a ler” resolvi abordar o texto dramático, muito por influência do meu “Retratinho de Amílcar Cabral”. Como criar uma oficina curta que introduzisse a escrita teatral entre os jovens? Peguei nos “Emoticons” habituais no Messenger e nos telemóveis e atribui a cada um o valor de personagem. Cada jovem participante escolheu o seu “smile” ditando o carácter da personagem que iria encarnar. Depois, foi escolher o local onde a cena se passava: um restaurante recentemente inaugurado em Vila Nova de Cerveira. Estavam lá todos os comensais e trabalhadores: o cliente mal disposto na mesma mesa da vegetariana, um chefe de mesa radical ou um empregado tímido.  E, de “smile” à lapela lá surgiram uns textos dramáticos de morrer a rir. O 8º A do Colégio de Campos” quer representar a peça na festa de Natal! O 8ºC da EB 2/3 foi um pouco mais desorganizado por via de um louco que resolveu, literalmente, comer o prato do dia… Espero ser convidado para a estreia das peças!