sábado, 13 de fevereiro de 2010

Suzy Lee


A obra de Suzy Lee (artista Coreana) tem estado em destaque no nosso projecto pela capacidade comunicativa que demonstra junto dos nossos adolescentes.
Saber ler as imagens (ilustrações) é uma competência leitora próxima da interpretação de textos. Assim, a sua obra permite trabalhar a memória e a anticipação leitora. Em "Onda" assim como no "Espelho" é recordada a nossa condição de leitores em contacto com o objecto livro: uma dobra de página passa a pertencer à história alterando o rumo narrativo ou uma folha que se transforma como por magia leitora num espelho. Saliento o apurado sentido estético destas ilustrações, explorando a economia de cor e a simplicidade do traço, tão ao contrário de alguma cacofonia cromática que tem invadido o nosso mercado livreiro.

O "Espelho" é talvez um livro mais "adolescente", lançando perguntas ao leitor, obrigando-o a interpertar toda um sequência de imagens. Fala da solidão, do amigo secreto ou de quem fala sozinho, da nossa auto-imagem e tantas outras pontas do novelo que se podem pegar quando mediamos o livro junto aos jovens. A alusão subtil ao teste de Rochard sugere um mergulho no autoconhecimento. Os dois livros estão publicados entre nós pela "Gatafunho".

Sem comentários:

Enviar um comentário